Meus Cumprimentos

É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida...
Bob Marley

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Sua participação é indispensável

Gostar de política, algo meio complicado. Tantos corruptos aparecem a cada dia. E nos meios de comunicação escândalo num lado, escândalo no outro. Podemos dizer que na frente vem a violência, pobreza e atrás, sem que vejamos, a manipulação. Algumas belezas do país ainda se vêem pela mídia. Mas e os bem feitos que o governo também produz? Sim, existem muitas ações boas pelo Brasil, nas quais o governo gera. Ou senão estaríamos afundando que nem chumbo em alto-mar. E você? Procura saber o que o governo faz? Acredita realmente que as principais emissoras de televisão e os meios impressos mais vendidos transmitem a você o que precisa saber? Acontece que estes passam ao público só o que querem e o que for do seu interesse capital. E por que você não vai a busca de outros meios? Porque os grandes não te dão tempo e nem vontade.

O objetivo não é subestimar a mente do povo, mas condenar os mais diversos meios de corrupção e de manipulação que a mídia traz por seus donos poderosos infiltrados na política. Ou os políticos infiltrados na mídia. Tanto faz, desde que já possamos nos dar conta que algo está errado.

E o jornalista? Sempre passivo, obedecendo às ordens do patrão, para garantir o salário no fim do mês. Liberdade de expressão para falar nas ruas, ou em casa, porém jamais na grande emissora de TV, jornal ou revista. Liberdade de imprensa para os donos dela abusarem, ao ponto de se acharem livres para escolherem a programação, mentir, subornar, distorcer. E a massa se retorcer. O cidadão achando que participa, ou conformando-se de que não pode. Os ativos alertando sobre este problema? Existem, graças a seu santo. Mas são poucos nesta vasta terra populosa controlada pelo descontrole. Um só que pode dar um basta geral: o povo. Mas onde ele está? Ocupado, trabalhando, cuidando da família, assistindo TV, indo à praia ou passar as férias no interior, viajando a passeio ou em busca de trabalho no exterior, jogando futebol, tomando cerveja, fazendo festas, reclamando dos políticos. No outro lado, passando fome, roubando e sendo roubado, traficando drogas, matando, criando o próprio mundo nas favelas ou nas ruas úmidas de sereno e escuras de abandono. E aí, onde entra seu interesse? Onde está sua preocupação e dignidade com estes inocentes enganados e com você mesmo? Quando você irá despertar e ver que tudo está errado e que precisa procurar saber os pontos quebrados para concertá-los? Isto é política e você a odeia.

É certeza que você gosta de governar seu próprio método de trabalho, sua família, sua casa, corrigir os erros de seus amigos e colegas. Por que não pensa em governar também o seu país, a fim de melhorar sua economia, paz e natureza? De implantar a democracia para que você tenha controle do seu governo? Não é apelo para que vista a gravata e saia fazendo campanhas para prefeito, deputado, governador, senador ou presidente. O próprio ato de procurar saber o que acontece realmente em seu país e exigir rigidamente a transparência dos seus políticos e meios de comunicação, já é a melhor das políticas. Estará governando seu direito de democracia. Isto, os poderosos não podem controlar.

Nenhum comentário: