Meus Cumprimentos

É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida...
Bob Marley

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Capitalismo Selvagem

O Capitalismo proliferou, a partir da primeira moeda criada pelo homem, como fonte de valor à troca de mercadorias. Até que, com a evolução da criatividade humana, mas com a ambição de conseguir mais, os grandes comerciantes expandiram seu sistema para todas as partes do mundo. Este tema revela uma trajetória, rumo aos dias atuais, que permanece em um caminho incansável para as medidas protecionistas dos países ricos, porém, havendo resistência de comunidades subdesenvolvidas que não aceitam tais propostas.

O mau uso do raciocínio humano resultou em um mundo de atrocidades, quando lá no início da expansão marítima, os descobridores cegamente escolheram criar um sistema capitalista e um mundo desenvolvido para eles. Quando poderiam ter optado pelo apreço à cultura dos povos “descobertos”, assim como negociações justas para todos, fatalmente tomaram rumo à custa do sacrifício desses mesmos.

Contudo, até hoje existe o Império. Não aquele que no passado dominava povos do Oriente Médio, mas este que agora pretende dominar os continentes. Os EUA atacaram o Iraque sem autorização da ONU. Porém, o presidente desta última nada fez contra o governo ianque. Será que houve algum tipo de suborno ou a ONU é o próprio Estado norte-americano? Pois hoje, o mundo sabe que aqueles motivos para iniciar a guerra são falsos pretextos para um grande roubo. Por outro lado, quem se lembra da polêmica criada pelos testes nucleares da Coréia do Norte? O mundo ainda se assusta com este país. Mas não haverá guerra se não houver ataque e não haverá ataque se cada país cuidar do seu nariz. Há gente não duvidando, depois de ouvirem chamar o presidente norte-coreano de louco, que seja mais um pretexto para atacá-lo e transformar mais uma nação em um sistema de Capitalismo Selvagem. O engraçado é que ninguém teme o governo que mente para provocar barbáries, como aquele que lançou as bombas atômicas no Japão, matando milhares de pessoas. E hoje ainda há famílias prejudicadas pelos efeitos radioativos. Mas o mundo não lembra disto por conta de um belo disfarce.
Há projetos de sensacionalismo, utopias e outros meios de distração dos povos, que sem saberem, entregam-se às manipulações mentais. Como a Escola Americana, que ensinou as massas a pensarem conforme os interesses do governo. O que vemos na maior parte da mídia é um mundo anti-realista. Porque, na verdade, o governo norte-americano sente medo que esta realidade se espalhe e os protestos se alastrem, por isso a mídia não se manifesta, pelo contrário, é manipulada por ele. E enquanto isso, a ONU e/ ou os EUA tratam de desorganizar ainda mais as nações, para depois reorganizá-las à sua maneira. Porém, à sua maneira nos carrega para um mundo cada vez mais violento.

Um mergulho profundo na história justifica esta hipótese que pouca gente quer saber.
No entanto, com uma superpopulação, fica cada vez mais difícil de o Império trabalhar por baixo dos panos e uma onda de manifestações cresce, rumo a quem sabe um dia, desmanchar não o Capitalismo, mas sim o Capitalismo Selvagem e buscar o equilíbrio social.

E assim o mundo gira, resistindo às duras conseqüências de um passado sombrio, onde os reagentes mudam de nome, mas os produtos continuam sendo os mesmos. Entretanto, conclui-se que uma outra resistência se expande para iluminar a sombra. Podemos dizer que vivemos entre dois mundos, como foi na Guerra Fria. Um conflito ideológico que tanto pode acabar como permanecer até o fim de nossos dias. E enquanto isso viveremos tempos de batalhas, miséria, injustiça e talvez até a Terceira Guerra Mundial. Só depende de nosso interesse e disposição para mudar.

Miojo

Nenhum comentário: